Do Rio de Janeiro:
Da capital da República vem-se de trem, de automóvel e futuramente de avião....Pela estrada de ferro parte-se da estação D.Pedro II, às 7 horas pelo rápido paulista ( RP1 ). ( A direção da Central faz correr nos meses de março e abril, o trem especial chamado " das águas ou dos aquáticos ", que parte as 6:30 com poltronas numeradas coincidindo seus números com os do carro no trem da Rede Mineira de Viação, mas dada a grande procura, convêm ser, sempre, solicitadas as passagens com a devida antecedência). Baldeia-se na estação de Cruzeiro e toma-se o carro de Lambari no trem da Rede, que parte desta estação às 13:30 (PC1), chegando-se em Lambari às 18:43. Total da quilometragem: 401 quilometros.
Costume velho é saltarem na Parada Melo, que fica mais no centro da cidade, a 1 minuto da estação principal, onde condução e carregadores se concentram; no entanto, é aconselhavel saltar-se na principal estação, sem atropelo, onde o trem se demora mais e onde já se providencia a retirada das malas que vierem despachadas.
A viagem por estrada de ferro é agradável, a Central hoje, com as automotrizes queimando óleo diesel, não tem mais aqueles fragmentos de carvão e a fumaça, principalmente ao passar pelos túneis, que faziam o tormento dos passageiros. O percurso é agradável e de conforto, os carros restaurantes tanto na Central como na Rede são sortidos e oferecem, por isso, bem estar, solícita atenção aos senhores passageiros. O panorama é encantador ; tanto no trecho da Central com a subida da serra do Mar, oferecendo paisagens que deliciam a vista, como o deslizar do trem pelo vale do Rio Paraiba, sempre encachoeirado e poético. No trecho da Rede, não é menos agradável o percurso, ao sair-se de Cruzeiro o trem galga a Serra da Mantiqueira, passa pelo tunel divisor do Estado de Minas e São Paulo e percorre o resto do trecho pelas margens dos rios Verde e, depois, do Lambari, passando por cidades e lugarejos e divisando-se ao redor espetáculos surpreendentes da natureza; extensos vales, picos soberbos, vegetação luxuriante e cenários paradisíacos!
De automóvel, o percurso é feito por boa estrada de rodagem, num percurso total de 379 quilometros. Passando por muitas cidades e lugares de recurso, o automobilista não encontra dificuldades em transpô-lo. A par disso, o espetáculo panorâmico não é menos belo; e a duração normal é de 7 horas. A Emprêsa Mineira Automobilísta, ( EMA ), tem uma linha, regular, as terças, quintas e sabados, partindo seus ônibus, da Praça Mauá, às 6:25, chegando em Lambari às 17 horas.
Lambari dista apenas, do Rio, 90 minutos vindo-se pelo ar ; estando para breve ser inaugurada uma confortável e segura linha regular de navegação aérea, poderemos num futuro próximo aqui chegar naquele espaço de tempo. O aeroporto é ótimo, e oficializado pelo Departamento de Aeronáutica Civil.
De São Paulo:
A viagem por estrada de ferro é feita partindo-se da estação " Roosevelt " pelo trem ( PR2 ), as 7 horas e baldeando-se em Cruzeiro para o ( PC-1 ), que parte às 13:30 horas, o mesmo que trás os passageiros do Rio de Janeiro a distância é de 395 quilometros. E por estrada de rodagem, num percurso de cêrca de 417 quilometros, é feito normalmente em 8 horas. Também esperamos para breve uma linha de navegação aérea, o que trará aqui veranistas em 90 minutos apenas de vôo.
De Belo Horizonte:
Da capital mineira o caminho preferido é o da estrada de ferro Rede Mineira de Viação. Vem-se pelo noturno ( PB2 ) que parte de lá às 10:40 com carro leito, mas, como há muita afluência de passageiros, é aconselhável encomendar a passagem com antecedência para que se venha confortavelmente sentado ou com leito. O trem chega em " Freitas " às 8:31, partindo às 10:45 para Lambari, onde chega às 12:35. Quando acontece atrazar muito, a ponto de prejudicar o entroncamento com outros trens de diversos ramais, os passageiros ficam nessa estação aguardando o expresso à tarde, que partindo de Cruzeiro às 13:30 a alcança às 17:30, deixando-a às 17:40 com destino a Lambari, onde chega às 18:43.
Para se alcançar o mixto em Freitas, o qual corre somente às 2º , 4º , 6º feiras deve-se, pois, partir de Belo Horizonte aos domingos, 3º e 5º feiras; todos os dias, porem, pode-se viajar, pois, explicamos linhas atras, diariamente temos trem para Lambari, com a demora em Freitas. Há os passageiros que preferem fazer a viagem intercalando-a com o trajeto de auto-onibus, estes partindo de " Tres Corações " após a chegada do noturno da capital mineira, às 7:00, chegando em Lambari às 10:30 ; correm diariamente e são confortaveis. Para se vir de automóvel, há duas estradas, a via Oliveira e a que passa por Barbacena.
A estrada de ferro que serve a cidade, hoje Rede Mineira de Viação, a antiga Muzambinho, inaugurou o trajeto no ramal, a 1 de fevereiro de 1894, quando chegou em Bias Fortes ( hoje Jesuânia ), e a 24 de março daquele ano alcançava Lambari.
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