sábado, julho 22, 2006

Das Águas


Conheça as Águas virtuosas de Lambari
Lambari apresenta sete fontes de água mineral, assim conhecidas e assim discriminadas no.1, no.2, no.3, no.4, no. 5 ou fonte Maria, no. 6 ou fonte Paulinas, e no. 7 ou fonte gasosa.
Somente a água das fontes 1, 2, e 3 é utilizada para fins terapêuticos como agente de cura. A água da fonte no. 4 é reputada potável, e a água das fontes 5, 6 e 7 não é captada e por isso mesmo não utilizada, não obstante a água das fontes 5 e 6 ser cientificamente classificada de bicarbonatada férrea e a de no. 7 ser carbo-gasosa.
As fontes no. 1, 2 e 3 se localizam em amplo pavilhão e na superfície a água, por intermédio de bicas de cano de uma polegada, jorra sem interrupção, dia e noite, em que parte é aproveitada para exportação, para uso dos veranistas e do povo do lugar e grande parte é perdida, lançando-se, em canalização de manilhas, no ribeirão Mombuca, que atravessa a cidade.A ação terapêutica da água decorre de suas características principais: Radioatividade, riqueza e gás carbônico, e pobreza em mineralização total.
Indicações
A água é empregada por via interna, por via muscular.
Por via Interna: A sua grande indicação reside nas curas de diurese, através da qual se instala um processo de desintoxicação geral. A rápida circulação e a rápida eliminação da água se responsabilizam pelos bons efeitos sentidos desde os prmeiros dias de estada na estância. Empregada em doses fracionadas nos primeiros dias com o fim de evitar o aparecimento de sintomas incômodos pelo gás carbônico, deve a água ser usada nos dias sucessivos em maior dose, para se conseguir melhor aproveitamento. O gás carbônico livre, ocasiona, no geral, distensão gasosa do estômago, com sintomas
de lipotimias, rápidas náuseas, taquicardia e sudorese, muito desagradáveis, sem gravidade, todavia. Nos primeiros dias de uso é comum observar-se forte descarga intestinal, com fezes aquosas dolorimento em toda a região abdominal e tenesmo, no momento da defecação. A prevenção desses sintomas é facilmente feita, tomando-se água batida, processo que consiste em passar a água, diversas vezes, de um copo para outro, ou então agitá-la, no momento de ser tomada. Com esse processo o gás carbônico se desprende totalmente. Por via interna a água é indicada para os
seguintes casos:
1) Gastropatias funcionais hipomotoras, hipose-cretoras, determinadas formas de aquilia gástrica e para as gastro-atonias.
2) Hepatopatias: hepatoses e hepatites tóxicas e infecciosas acompanhadas ou não de icterícia; discinesias dos biliares e discinesias entero-vesiculares.
3) Afecções inflamatórias subagudas e crônicas das vias urinárias: pielites, uretrites e cistites.
4) Convalescentes em geral, provocando exaltação do metabolismo.
Por via Externa: A água tem sua grande indicação nos banhos carbo-gasosos, que não são usados por falta de instalações apropriadas. Em uso local, sob forma de lavagens, duchas e irrigações é indicada para as leucorréias idiopáticas, vulvites, vulvo-vaginites prurido vulvar e úlceras atônicas das pernas.
Por via muscular, a sua indicação se faz para o tratamento do eczema.

Nenhum comentário: