segunda-feira, outubro 08, 2007

Projeto de Educação Histórico-Patrimonial

( DEIXO AQUI ESTA IDÉIA, VAMOS ACORDAR LAMBARI )

PRESTEM ATENÇÃO NO QUE FOI FEITO.


Projeto de Educação Histórico-Patrimonial
Maria da Fé – MG
2005-2008

Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

(...) a educação ou ação cultural para a libertação, em lugar de ser aquela alienante transferência de conhecimento, é autentico ato de conhecer, em que os educandos – também educadores- como consciências intencionadas ao mundo, ou como corpos conscientes, se inserem com os educadores – educandos também – na busca de novos conhecimentos, como conseqüência do ato de reconhecer o conhecimento existente (Freire, 1984, p.99).

Apresentação

A realização do Projeto Patrimônio Histórico Cultural foi uma proposta das Secretárias de Educação Sra.Waldegmar Ladague Sarno e Cultura e Turismo Maria Rita Sales Marchetti. Para o desenvolvimento deste projeto as secretarias contaram com o apoio da assessora pedagógica Fabrícia Helena Rezeck de Biaso Silva Campos e coordenadora de Projetos de Educação Sra. Valéria Vilas Boas Moraes Sarno.

Justificativa:

A necessidade de trabalhar o Patrimônio Histórico Cultural nas escolas fortalece a relação das pessoas com suas heranças culturais, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorização e preservação do Patrimônio, fortalecendo a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social. A Educação Patrimonial nada mais é do uma proposta interdisciplinar de ensino voltada para questões atinentes ao Patrimônio Cultural.

Projeto Patrimônio Cultural: “necessidade do passado”, para compreendermos melhor o “presente” e projetarmos o “futuro”.

Objetivos do Projeto

  • Promover ações educativas e de exercício da cidadania efetivas, por meio de divulgação da importância do Patrimônio Histórico – Cultural para todos os indivíduos.

  • Possibilitar a interpretação dos bens culturais, tornando-os um instrumento importante de promoção e vivencia da cidadania.
  • Gerar a responsabilidade na busca, na valorização e preservação do Patrimônio
  • Promover aos alunos a utilização de suas capacidades intelectuais para a aquisição e o uso de conceitos e habilidades, na prática, em sua vida diária e no próprio processo educacional
  • Propiciar informações acerca do acervo cultural, de forma a habilitá-los a despertar, nos educandos e na sociedade, o senso de preservação da memória histórica e consequentemente o interesse pelo tema.
  • Contribuir para valorização do Patrimônio Cultural da cidade de Maria da Fé, entendido de modo mais amplo, incorporando inclusive os bens imateriais.

Objetivos de Empreendimento

Realização da Primeira Feira Histórico Patrimonial da Educação de Maria da Fé

Publicação do acervo bibliográfico sobre História de Maria da Fé.

Tombamento das ruas calçadas com paralelepípedos

Detalhamento das atividades


Atividade: Palestras

Reunião de equipe técnica para divulgação do inicio das atividades.

Realização de palestras para as professoras discutindo história local.

Realização de palestras para professores e alunos sobre bens tombados e inventariados.

Realização de pesquisa de campo nas ruas da cidade de Maria da Fé e nos bairros rurais.

Produtos advindos:

Textos, ilustrações, registros fotográficos, encenações, fichas dos estudantes sobre as ruas de Maria da Fé, fichas dos estudantes sobre os bens tombados e inventariados e bairros rurais, cartazes, baners, desenhos, faixas,releitura dos bens inventariados e tombados, confecção de bonecos, amostra de artesanatos e objetos antigos.

Metodologia de Trabalho

O presente projeto assume sua expressão integral quando considerado como o diálogo
entre uma tradição educacional mais tradicional e uma mais contemporânea. Pois as atividades propostas perpassam entre o interesse em construir uma memória e uma análise crítica da mesma. Na verdade,essas duas operações não são antagônicas, mais complementares. Contudo o que se esperou evidenciar foi a ênfase na conformação de valores e não no acúmulo de dados.

Apresentação da proposta de trabalho pela assessora pedagógica e assessora de projetos.
Trabalho com conceitos gerais relacionados aos bens culturais.
Análise dos traçados das ruas, praças e fachadas de casas.
Produção de representações cartográficas dos bairros
Pesquisa de campo
Entrevistas diversificadas ( moradores antigos e familiares dos homenageados)
Coleta de materiais que fazem referência a história local e identificação do Patrimônio Histórico Cultural

Desenvolvimento de pesquisas sobre as ruas de paralelepípedos.

Produção de histórico que contextualize a presença dos paralelepípedos no desenvolvimento da cidade.
Visitas locais
Acervo fotográfico histórico
Releitura dos bens inventariados e tombados.
Feira Municipal de Educação: Projeto Educação Histórico Patrimonial
Publicação através dos meios de comunicação (jornais, revistas, informativos)Organização do material para acervo bibliográfico (publicação de um livro).

Avaliação

A avaliação do projeto aconteceu de forma sistêmica e processual.

Todo material produzido em campo foi convertido em suportes explicativos que ensinaram os visitantes, propondo instigantes inquietações

Esse projeto demonstrou que a Educação Patrimonial não deve ser um conteúdo a parte e extracurricular, mas sim um Tema transversal que venha articular diferentes áreas de saberes em proveito da construção de competências, habilidades e valores.

" SÓ QUERO SABER PORQUE ISTO AINDA NÃO FOI FEITO POR AQUI"

Agradecimentos : FABRICIA REZECK DE BIASO SILVA CAMPOS

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado